Por que fazer um EcoDoppler com um cirurgião vascular?

O ecoDoppler é um exame de ultrassonografia vascular muito importante na prática médica. É não invasivo e tem custo relativamente baixo além do que é possível realizá-lo nas mais diversas clínicas e hospitais. Sendo assim, o paciente se pergunta: todo exame de ecoDoppler é igual, independentemente de onde for realizado? A resposta é NÃO! (isso mesmo, um “não” em caixa alta).

A qualidade de um exame de ecografia vascular está diretamente ligada à formação técnica do médico examinador, tanto no nível de conhecimento a respeito das doenças circulatórias, seus sintomas, características e alternativas de tratamento, como na experiência com o método diagnóstico. Outro fator determinante na qualidade do exame é o aparelho utilizado para realizá-lo. Sabe-se que equipamentos modernos com alta tecnologia podem fazer toda a diferença na avaliação de casos mais complexos e até nos mais simples, entretanto, o examinador precisa saber manusear todos os recursos de um equipamento sofisticado para poder extrair as melhores imagens. Finalmente, outro item que deve ser levado em consideração na avaliação da qualidade do exame, é o seu tempo de duração. Até mesmo um profissional qualificado e habilidoso pode deixar passar alguma informação importante ou um diagnóstico preciso caso trabalhe em um local com grande demanda de exames e, por isso, tenha pouco tempo disponível para proceder a avaliação.

Três especialistas médicos estão aptos a realizarem os exames de ultrassonografia vascular com Doppler, são eles: os cirurgiões vasculares, os radiologistas e os cardiologistas. E aí vem a pergunta do título desse artigo: por que eu devo fazer um ecoDoppler com um cirurgião vascular? A resposta é simples: é um exame que apresenta diversos protocolos, por exemplo, o exame venoso para estudar varizes dos membros inferiores tem uma técnica completamente diferente da avaliação para pesquisa de trombose venosa superficial ou profunda, apesar de os dois exames terem a mesma designação. Não é que os radiologistas ou cardiologistas não estejam aptos a realizarem bons exames, muito pelo contrário, existem vários profissionais dessas especialidades que são extremamente qualificados e competentes. Entretanto, os cirurgiões vasculares se dedicam exclusivamente ao diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, sabem exatamente o que devem procurar em cada paciente e quais informações são essenciais para o laudo, tornando o exame útil ao médico assistente. Vale ressaltar também, que existe a possibilidade de realizar o eco-Doppler vascular com o mesmo médico cirurgião vascular que realizou a consulta médica. Ele certamente terá condições de procurar detalhes e correlaciona-los com o exame físico, e isso possibilitará uma melhor individualização das opções de tratamento. Como já foi dito, esse exame depende muito de quem o faz. Entender o objetivo e a razão pelo o qual foi solicitado, faz toda a diferença em um exame de alta confiabilidade.

Se você tem alguma dúvida sobre este assunto converse com o seu cirurgião vascular, ele poderá esclarecer suas questões a respeito do exame de ecoDoppler e poderá indicar locais de excelência para que você possa realizá-lo com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima